A artista performativa: Marina Abramović

Marina Abramović

É uma artista performativa que iniciou sua carreira no início dos anos 70 e manteve-se em atividade desde então. Considera-se a “avó da arte da performance”. Seu trabalho explora as relações entre o artista e a plateia, os limites do corpo e as possibilidades da mente.

Suas performaces são como peças teatrais que vão desde algo perturbador, quebrandos Taboos e emocionando seu público. Vários de seus trabalhos são bem notáveis e é um ponto de referencia para todos os novos artistas.

Duas se suas séries são as mais famosas, a Série Rhythm e os trabalhos realizados com ex-namorado Ulay.

Abaixo segue um video de Marina Abramović comentando sua performace de Rhythm 0 a ultima da série:

Durante essa performace, Marina se colocou disposta ao público nua para fazerem o que quiserem em seu corpo. Na mesa continham fotos, facas, armas entre outros objetos, alguns inovencivos enquanto outros mortais.

Documentários

The Artist is Present

Foi um documentário que mostra seus primeiros trabalhos e o remake de uma das suas maiores performaces – Sentar horas a frente de uma pessoa, olhando fixamente para ela  pelo tempo que for necessário, criando assim uma conexão entre ambos.

A Exposição com os primeiros trabalhos e a grande performace foi realizada no MoMA em 2010 . Marina ficou disponivel ao publico por 3 meses consecutivos sentada olhando para cada um dos visitantes.

The Space in Between

Hoje em dia consagrada por seu trabalho, está em busca de algo mais espiritual para prosseguir, então dando continuidade a conexões espirituais, veio ao Brasil em busca de suas respostas…

 

Comentários